A região da Espanha mais conhecida no mundo do vinho, se localiza ao norte do país, no Vale do rio Ebro. Há três sub-regiões com características distintas: Rioja Alta, Rioja Alavesa e Rioja Baja. Os produtos costumam ser feitos com cortes de várias uvas, La Rioja recebeu a primeira designação de origem da Espanha, os vinhos receberam a designação D.O.C.

As uvas permitidas para o D.O.C tintos são: Tempranillo, Garnacha, Graciano, Mazuelo, Corinna, Maturana tinta, Maturana e Monastrelli. Tendo a Tempranillo como a estrela do corte, ela compõe a maior porcentagem dentro da garrafa e é a cepa mais cultivada no país.

Classificação:

Jovens
São vinhos para serem consumidos no ano seguinte a colheita. Normalmente, simples e frutados.

Crianza
Leva esse nome pois pelo menos dois anos envelhecendo na origem, pelo menos 6 meses em barricas de carvalho. São comercializados no terceiro ano após a colheita.

Reserva Minimo de três anos na adega e pelo menos 12 meses em barricas de carvalho.

Gran Reserva
Pode ser comercializado após anos da colheita e pelo menos 18 meses em barricas de carvalho. Normalmente, só são feitos nas melhores safras.

Dois Marqueses se tornaram pioneiros nessa região que são Riscal e Murrieta, viveram em outros países, estudaram os vinhos de Bordeaux e acaram fundando vinícolas que serviram como modelo.

Vinhos:

https://www.winebrasil.com.br/marques-de-murrieta-reserva

https://www.winebrasil.com.br/marques-de-riscal-reserva-tempranillo

https://www.winebrasil.com.br/rioja-bordon-reserva

https://www.winebrasil.com.br/muga-rosado

https://www.winebrasil.com.br/marques-de-tomares-monasterio-de-san-prudencio-tinto